Loja 4.0

Você já ouviu falar na "Loja 4.0"? Esse novo conceito marca uma nova etapa no varejo, onde diversas soluções tecnológicas estão sendo desenvolvidas com o intuito de criar uma experiência de compra cada vez mais única, singular, inesquecível.

Com uma nítida mudança na forma como os clientes de hoje em dia interagem com o o varejo físico e digital, a necessidade das empresas em repensar profundamente o seu ponto de venda, seu relacionamento com o cliente, suas operações e sua logística alcançaram um novo patamar nunca antes visto neste mercado cada vez mais predatório. E é neste cenário que diversas empresas enxergam a oportunidade de oferecer um produto inovador e que possa auxiliar essa melhor interação entre empresas e clientes,se utilizando de novas ferramentas como IoT(Internet das Coisas), realidade virtual, robótica, inteligência artificial entre outros.Design sem nome (2)

 

Após uma rápida olhada no infográfico acima, podemos notar o grande número de empresas que tem como foco a otimização da experiência de compra do usuário, e é exatamente deste trabalho desenvolvido por elas, nas diferentes etapas de compra de um cliente, que a o termo Loja 4.0 surge e ganha mais força, e não só por conta de uma experiência cada vez mais interativa, mas também porque há a presença cada vez mais presente de um novo elemento a ser explorado por essas empresas: o serviço.

A incorporação de serviços por parte de grandes empresas do varejo em seu modelo de atuação se mostra muito eficaz para gerar maior atratividade, se diferenciar da concorrência e melhorar a rentabilidade. São exemplos a Apple, com seus treinamentos pagos para a geração adicional de receitas. A Tesco, que incorporou serviços para diferenciar e ampliar as oportunidades advindas do seu profundo conhecimento do consumidor. A Whole Foods transformou a tradicional loja de alimentos numa operação que pode também envolver o consumo dos alimentos na própria loja. A Costco com sua oferta de serviços que complementa o inovador modelo de negócio dos Clubes de Compra. A Magazine Luiza, que oferece um extenso leque de serviços atrelados à venda de seus produtos, além de diversos outros exemplos que, a cada dia que passa, só crescem.

E é focado neste novo conceito de loja que o Instabuy procura se espelhar, auxiliando na integração do varejo físico e digital, e proporcionando uma experiência de compra cada vez mais satisfatória ao consumidor.

Atenciosamente,

Filipe Oliveira

Diretor de Marketing

Comentários