Como divulgar melhor seu negócio online?

Hoje, falaremos um pouco sobre a divulgação de seus produtos/ serviços na internet. Acredito que todas as pessoas envolvidas com o mundo empresarial já cansaram de ouvir a velha máxima de que para aumentar suas vendas se faz necessário o tão citado “investimento no marketing”. Investir na divulgação de sua empresa e seus produtos no meio online, nos dias de hoje, é realmente algo crucial em nosso predatório mercado e, mais do que apenas investir nesse setor, é necessário fazê-lo de forma muito bem planejada, para que seu suado investimento se traduza em ganhos reais para sua empresa, até porque a realização de ações de marketing isoladas são muitas vezes ineficazes, é preciso haver um planejamento.

Foi pensando exatamente nessa questão que resolvemos mostrar para vocês alguns tópicos que são de suma importância na hora de se fazer o planejamento  de marketing de sua empresa ou produto.

01 (1)

Presença nas redes sociais (Principalmente whatsapp)

A utilização das mídias sociais na divulgação já se tornou algo quase indispensável, visto que elas oferecem inúmeras opções de interação com o seu público. Caso seu produto tenha um apelo mais visual, a utilização do Instagram pode ser a mais adequada em sua estratégia de marketing, já se o seu objetivo é interagir com grandes audiências e realizar um posicionamento mais consistente, o ideal é o Facebook, e no caso da divulgação da divulgação de uma série de vídeos para divulgar o produto e suas funcionalidades, utilize o Youtube.

Existem diversas redes sociais que interagem com o público de várias maneiras, o ideal é realizar um estudo prévio de quais redes serão as mais adequadas para seu produto.

Vale destacar nossos lojistas estão tendo um resultado excelente divulgando suas promoções no WhatsApp, inclusive, focando nesse contado mais próximo com seus cliente.

Marketing de Conteúdo

Produzir conteúdo de qualidade é uma ótima forma de divulgação. Nesse caso o foco é a conquista de resultados de forma orgânica, por meio de um bom posicionamento nas ferramentas de busca.

Porém, para que essa produção seja eficaz é necessário que 2 coisas aconteçam: a primeira delas é justamente fazer um estudo prévio do seu público alvo e de suas personas, já que trataremos de um conteúdo mais específico e com maior qualidade e relevância, é necessário saber exatamente quais são as dores e anseios do seu público; a segunda é em relação à constância dessa produção de conteúdo, que deve ocorrer com uma certa freqüência e, preferencialmente, em um lugar bem demarcado, como um blog, por exemplo.

E-mail Marketing

A utilização do e-mail marketing na sua relação com o público também é bastante interessante, seja para a divulgação de novas promoções ou produtos. Isso porque é uma ferramenta que te permite realizar a customização em praticamente todos os aspectos do perfil do consumidor que você deseja enviar o e-mail, como renda, sexo, profissão, interesses, entre outros.

O fator chave no êxito dessa ferramenta é justamente possuir uma lista de contatos bem qualificada, onde o usuário tenha te fornecido o e-mail em alguma situação propícia para isso.

A frequência no envio destes e-mails também é um atributo relevante, faça o disparo de e-mails em datas pré-estabelecidas (quinzenalmente às sextas-feiras, por exemplo) e sempre com conteúdo relevante, caso contrário o cliente tratará seu e-mail apenas como mais um spam. O uso de listas de contato compradas ou o envio constante de mensagens irrelevantes pode gerar um efeito oposto para seu negócio, com prejuízos a imagem e a reputação. 

 

Promoções

A criação de promoções e sorteios para seus produtos podem ser extremamente interessantes para sua empresa. Muitas vezes diminuir sua margem de lucro em suas vendas em prol de visibilidade e repercussão de seus produtos/serviços nessas ações pode ser a chave para uma campanha de vendas eficaz.

Na elaboração dessas promoções, sempre lembrar de utilizar ao máximo os gatilhos mentais como a escassez (restam poucas unidades) ou urgência (somente hoje) também favorece o sucesso da promoção. Lembre-se também de delimitar regras claras nestas ações, para o melhor entendimento do consumidor final, e também para evitar tentativas de fraude.

Marketplaces

Divulgar seu produto em marketplaces muitas vezes pode ser uma ótima saída para o aumento de suas vendas, até porque anunciar em um local onde milhares de potenciais clientes visitam diariamente não pode ser uma má idéia.

Grandes sites como Americanas, Extra, Netshoes e Mercado Livre recebem um gigantesco fluxo de acessos diários de usuários com alta predisposição para compra. Sendo assim, anunciar os produtos dentro destes canais amplia não só a visibilidade como também as possibilidades de conversão.

SEO

Antes de se pensar em como começar essa divulgação, primeiro devemos prestar atenção em alguns aspectos internos antes de mais nada.

É o caso, por exemplo, do SEO – Otimização de sites para ferramentas de busca. Sem uma boa estrutura interna, não há qualquer chance do seu site conseguir uma boa colocação nas páginas de respostas do Google, na área de busca orgânica – resultados não pagos.

Até mesmo campanhas de links patrocinados podem não ter um resultado satisfatório se a estrutura interna do site não for a adequada. Um bom projeto de SEO é essencial para o sucesso nessa área. Por isso, uma boa dica é analisar o SEO do seu site, e verificar se ele está bem estruturado para que as estratégias tenham o efeito desejado.

 

Faça sempre um planejamento prévio e detalhado de suas ações de divulgação, e o resultado muitas das vezes será benéfico para sua empresa. Não deixem de acompanhar nossos próximos posts, que virão com mais dicas para o seu negócio.

 

Atenciosamente,

Filipe Oliveira

Diretor de Marketing Instabuy

 

Comentários