Aplicativo Nativo ou Híbrido, qual a melhor solução para seu negócio?

A resposta curta é: Depende do seu negócio. Mas você não veio até aqui para uma resposta curta, então tentarei ser o mais claro possível.

Cada vez mais se fala sobre os aplicativos híbridos, sua facilidade e custo baixo de desenvolvimento em comparação a seu fraco desempenho, esse artigo não vai tratar a diferença de cada plataforma, pois nisso a internet está cheia, mas pretendo elucidar o tipo de solução que uma empresa ou startup deve adotar para o tipo de negócio.

Ultimamente os dispositivos móveis tem ficado cada vez mais poderosos, em comparação, um smartphone médio, atualmente, é carregado com um processador de quatro núcleos, e com 2 gigas de memória RAM, o suficiente para executar um programa híbrido de tal forma que pode se passar por um programa nativo.
A diferença está no seu negócio, o público e o tipo de solução que será adotada. Se seu público for geral ou tiver smartphones de baixa capacidade e sua solução precisa de um desempenho considerável, como processar imagens, ou tratar uma média quantidade de dados, é inquestionável o uso dos aplicativos nativos.
Caso o público tiver posse de Smartphones high-end, mesmo se a solução implementada necessitar de um alto grau de processamento, a diferença entre um aplicativo híbrido e nativo são mínimas.
Se o capital a ser investido for baixo, é altamente recomendado a produção de um aplicativo híbrido, nesses casos, faz-se o escopo da solução com o tipo dos dispositivos que receberão o programa, sendo os dispositivos fracos, o escopo da solução tende a ficar mais enxuto, ao contrario, se os dispositivos são mais poderosos, pode se ter maior processamento no software.

As bibliotecas originais (nativos) tendem a dar maior usabilidade para o usuário final e performance para o programa, mesmo as bibliotecas híbridas ficando cada vez mais avançadas e imitando cada vez mais os componentes das originais, para um bom observador a diferença será sentida.

Pensando em todos os usuários e focando sempre na usabilidade de nossos cliente o Instabuy produziu aplicativos nativos para iOS e Android, não foi uma tarefa fácil e nem barata, mas no final estamos satisfeito.

Convidamos a você que leu o artigo até aqui a baixar o nosso aplicativo e ver por si mesmo.
App iOS
App Android

Caso queira criar uma loja virtual, ou tenha uma loja física e quer entrar no mundo virtual, entre em contato conosco, daremos a você, gratuitamente uma loja na Web, no iPhone e no Android.
pexels-photo-89955
Não esqueçam de curtir nosso facebook para ficar por dentro das novidades.

Atenciosamente,
Riheldo Melo dos Santos

Comentários